Política

Saiba quem é o primeiro denunciado por financiar ataques golpistas; confira

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Denunciado caso seja condenado, poderá pegar até 30 anos de reclusão  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 01/01/2024, às 15h19


FacebookTwitterWhatsApp

O empresário Pedro Luis Kurunczi, de Londrina (PR), é o primeiro denunciado por financiar ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 14 de dezembro. Porém, como o processo corre sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), o nome dele não foi revelado inicialmente.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O homem é acusado de fretar quatro ônibus que levaram 108 passageiros para Brasília, além de organizar algus grupos que atacaram as sedes dos três Poderes. Ele ainda é acusado de cometer crimes de: abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado mediante violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

O empresário caso seja condenado terá penas somadas que poderão passar de 30 anos de reclusão. A denúncia ainda não foi apreciada pelo STF até porque foi apresentada poucos dias antes do início do recesso do Judiciário.

Antes que os ministros do STF avaliem a denúncia (que só é aceita de forma colegiada), é necessário que a parte apresente sua defesa prévia em um prazo de 15 dias. Porém, durante o recesso, essa contagem é interrompida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp