Política

Saiba quem são os juízes que Lula pode escolher para julgar cassação de Sergio Moro

Marcos Oliveira / Agência Senado
Lista tríplice foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira / Agência Senado

Publicado em 03/02/2024, às 07h54   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A lista tríplice para a vaga aberta no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que vai julgar o senador Sergio Moro (União-PR), foi validada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o UOL, os nomes serão enviados ao presidente Lula (PT), que vai indicar um dos três advogados.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Apontado como favorito, José Rodrigo Sade foi juiz substituto no TRE-PR desde janeiro de 2022. Ele foi advogado do ex-deputado Deltan Dallagnol, procurador da Lava Jato e deputado federal cassado em 2023. 

O segundo da lista é Roberto Aurichio Júnior. Assim como Sade, foi juiz substituto no TRE-PR entre 2022 e 2024. Durante as eleições de 2022, Aurichio Júnior determinou que sites de viés à esquerda divulgassem um direito de resposta de Deltan após afirmarem que a candidatura do ex-procurador tinha sido indeferida. 

Em seguida vem Graciane Aparecida do Valle Lemos, que é ex-juíza substituta no TRE-PR e atuou no tribunal em 2017 e 2019. Durante o governo Bolsonaro (PL-RJ), ela integrou o Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social na condição de membro com “notórios conhecimentos na área de políticas de segurança pública e defesa social e com reputação ilibada”.

Moro é alvo de duas ações que o acusam de abuso de poder econômico. Os processos foram movidos pelo PL e pela federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB. Por tratarem do mesmo tema, elas foram unificadas e tramitam em conjunto.

Caso seja condenado no TRE-PR, Moro deverá recorrer logo em seguida ao TSE. Com base nos prazos da Justiça Eleitoral, o provável é que o caso do senador seja analisado em última instância ainda no primeiro semestre deste ano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp