Política

Saiba quem são os secretários de Rui que podem embarcar com o futuro ministro da Casa Civil para Brasília

Luana Bernardino/GOVBA
Rui Costa foi anunciado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta sexta-feira (9), como novo ministro da Casa Civil  |   Bnews - Divulgação Luana Bernardino/GOVBA

Publicado em 10/12/2022, às 12h54   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Com a missão de gerir o Ministério da Casa Civil a partir de 2023, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai levar com ele, para Brasília, alguns nomes de sua confiança que compõem o seu atual secretariado estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Nesta sexta-feira (9), o petista teve o nome oficializado pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para ocupar a pasta federal. Além dele, foram anunciados: Fernando Haddad (Ministério da Fazenda), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty).

A Casa Civil coordena a integração entre os ministérios da Esplanada, além de diversas ações do governo federal. O ministro da pasta costuma ser ouvido antes de decisões importantes de governo e ajuda na articulação política junto ao Congresso Nacional.

Assim, a expectativa é a de que pelo menos três nomes sigam com o futuro ex-governador do Estado para a capital federal: o secretário da Fazenda, Manoel Vitório; o titular da secretaria de Administração, Etelvino Goes; e Carlos Mello, secretário da Casa Civil

Contudo, as escolhas estão sendo feitas observando o fato de que o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), ainda está em negociações para a composição do seu secretariado. A ideia é "não esvaziar" as opções do ex-secretário de Educação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp