Copa do Mundo

Relembre a última vez que o Brasil venceu uma equipe europeia em mata-mata de Copa do Mundo

Lucas Figueiredo/CBF
Nesta sexta-feira (9), Brasil foi novamente eliminado por uma seleção europeia em mundiais  |   Bnews - Divulgação Lucas Figueiredo/CBF

Publicado em 10/12/2022, às 10h49   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

A sina continua. Com a eliminação para a Croácia, nesta sexta-feira (9), após perder nos pênaltis por 4x2 em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, a seleção brasileira mantém um longo jejum contra equipes europeias em mundiais na fase mata-mata. É uma questão que persegue o time canarinho já há alguns torneios.

Tudo começou em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha, quando o Brasil perdeu para a França por 1x0, gol de Thierry Henry. Quatro anos mais tarde, em 2010, na África do Sul, um novo revés, na mesma fase, desta vez para a Holanda, por 2x1 - e de virada.

Em 2014, a equipe então comandada por Luiz Felipe Scolari até foi mais longe no Mundial do Brasil, na semifinal. Mas, em um duelo somente de lembranças ruins, o time foi humilhado pela Alemanha, por 7x1. Em 2018, na Copa do Mundo da Rússia, a derrota foi para a Bélgica, por 2x1. A esses resultados, soma-se, claro, o de ontem.

Para os mais novos, que ainda não viram o Brasil ser campeão mundial, a dúvida é até mais forte. Afinal, quando foi a última vez que a Seleção bateu um europeu em mata-mata de Copa do Mundo?

Aconteceu em 2022, justamente ano do último título mundial da equipe. Com o time liderado por Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo, o Brasil bateu todos os europeus que enfrentou naquele ano: Bélgica (oitavas de final, por 2x0), Inglaterra (quartas de finais, 2x1), Turquía (semifinal, 1x0) e Alemanha (final, 2x0).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp