Política

Salvador recebe ato contra cassação do mandato de Glauber Braga; saiba detalhes

Agência Câmara
O evento contará com a presença de líderes de partidos de esquerda e visa mobilizar apoio popular para o deputado.  |   Bnews - Divulgação Agência Câmara

Publicado em 12/05/2025, às 12h23 - Atualizado às 12h26   Cadastrado por Daniel Serrano



O deputado federal Glauber Braga (PSOL) desembarca em Salvador na próxima quinta-feira (15) para participar de um ato contra o processo de cassação contra o seu mandato, que tramita na Câmara dos Deputados.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

O ato, que faz parte da Caravana Nacional #GlauberFica, está agendado para começar às 17h, no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA, localizado na Rua Caetano Moura, 121, Federação. O evento deverá contar com a presença de deputados e presidentes de partidos de esquerda.

Para o dirigente do PSOL e segundo colocado na disputa à prefeitura de Salvador de 2024, Kleber Rosa (PSOL), Glauber vem se destacando no Congresso Nacional na defesa de bandeiras ligadas à esquerda.

“A continuidade do mandato de Glauber é essencial para o Brasil, para os movimentos sociais e para a defesa das bandeiras da esquerda no Congresso Nacional. O mandato de Glauber é uma voz ativa na luta por justiça social e em prol dos direitos humanos. O apoio popular é fundamental neste momento decisivo, especialmente com a votação do processo de cassação prevista para o início de julho”, disse Rosa.

“É hora de demonstrar que a nossa luta é coletiva e que estamos juntos para garantir que a coragem e o compromisso com a verdade de Glauber continuem representados na Câmara dos Deputados”, completou.

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 9 de abril, o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Glauber por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de ter agredido, em 2024, Gabriel Costenaro, integrante do MBL (Movimento Brasil Livre). O deputado alega ter sido provocado e, por isso, se sentiu intimidado.

Após o anúncio do Conselho de Ética da Câmara, Glauber iniciou uma greve de fome, que durou mais de uma semana e só foi encerrada após um acordo com o presidente da Casa , Hugo Motta (Republicanos).

No entanto, o deputado Alex Manente (Cidadania-SP), relator do processo contra Glauber na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, negou um recurso apresentado pelo psolista para barrar o pedido de cassação. Com isso, a CCJ vai votar o parecer que pede a cassação do mandato do parlamentar. Caso seja aprovado pelo colegiado, o caso segue para o plenário da Câmara.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)