Política
O Centro de Salvador foi palco de um ato em defesa do mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) na tarde desta sexta-feira (8). Os manifestantes se concentraram na Praça da Piedade e seguiram em caminhada até a Praça Municipal em apoio ao parlamentar carioca.
Glauber é alvo de um processo de cassação por quebra de decoro por ter expulsado da Câmara e agredido, em abril, o integrante do grupo MBL, Gabriel Costenaro. O baiano Paulo Magalhães (PSD) é o relator do processo que tramita no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
Presente no ato em Salvador, Glauber atribui o processo a uma perseguição do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), de quem é desafeto.
“Estamos passando por um processo duro na Câmara dos Deputados, uma perseguição evidente do senhor Arthur Lira que não aceita a voz que se coloca contra ele e aquilo que ele faz que é o sequestro do orçamento público de milhões de reais como ele está fazendo”, acusou o psolista.
“Ele está se aproveitando da reação que eu tive ao provocar do MBL como justificativa para cassar o mandato. Agora, as mobilizações que têm acontecido no sentido e dar força ao mandato, de dizer que a cassação não pode acontecer mostra que temos condições de fato de virar esse jogo e que temos condições de pressionar. Não só os parlamentares, mas também as lideranças políticas das mais variadas para dizer que é um absurdo tentar calar uma voz por divergência política que é exatamente o que Lira está tentando fazer”, afirmou Braga.
O candidato à prefeitura de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), falou da importância da manifestação que coincidiu com um ato que lembrou a relevância histórica da Revolta dos Búzios para a Bahia.
“Estamos aqui hoje irmanando duas lutas importantíssimas. Uma que é secular, porque estamos promovendo o resgate da memória dos heróis da Revolta dos Búzios, fazendo o retorno dos nossos mártires que foram sacrificados e enforcados nesta praça, e trouxemos Glauber Braga para participar desse ato em defesa do seu mandato. Glauber tem um mandato combativo, que faz o enfrentamento à extrema direita no Congresso Nacional, ao conservadorismo e justamente por isso tem sofrido sequencialmente tentativas de cassação. O movimento Glauber Fica é para mostrar ao Brasil inteiro que o povo está com Glauber e que ele fica porque não vamos aceitar a sua cassação”, defendeu Rosa.
Classificação Indicativa: Livre
famoso copo
iPad barato
iPhone barato
Baita desconto
Lançamento com desconto