Salvador

Aumento do óleo diesel contribui para suspensão do Domingo é Meia, argumenta Bruno Reis

Arquivo Bnews
Não há previsão para o retorno do benefício   |   Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 21/09/2021, às 10h35   Brenda Viana e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

Sem qualquer previsão de retorno do programa "Domingo é Meia", o prefeito Bruno Reis (DEM) comentou, mais uma vez, sobre as dificuldades que a sua gestão enfrenta no setor do transporte público. Segundo ele, neste momento, alguns fatores contribuem para a permanência da suspensão do benefício, que garante o pagamento de metade do preço da passagem aos domingos, entre eles a "crise no setor dos pneus e o aumento do preço do óleo diesel”.

“Nós suspendemos por diversos motivos, para diminuir a circulação no domingo e as aglomerações nas praias, mas, principalmente, pela crise do transporte público. Todos nós sabemos que esse é o maior problema que enfrento, depois da pandemia. Os sistemas de transporte e pneus estão em crise em todo o Brasil, não houve nenhum apoio emergencial durante a pandemia. Só neste ano, o óleo diesel aumentou 62%, isso gerou um desequilíbrio muito grande em todo o sistema”, disse o gestor durante coletiva nesta segunda-feira (21).

O secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller, já havia comentado no último dia 15, durante entrevista ao programa BNews Agora, da Piatã FM, que a volta do "Domingo é Meia” acirraria crise do sistema na capital baiana. 

“A gente vive uma das maiores crises de transporte público da história do país, a nível nacional. Temos fortes desequilíbrios nos contratos de concessão, porque a demanda de passageiros caiu muito. Chegamos a ter 40% do que era registrado antes da pandemia, mas a frota não foi reduzida na mesma proporção. O lucro, então, caiu drasticamente, mais do que a despesa, e foi o poder público que precisou cobrir isso. Ainda não temos previsão de retorno”, explicou.

Matérias relacionadas:

Na mira da CCJ, Limpurb contrata escritório de advocacia por R$ 205 mil para fiscalizar contratos

Ônibus voltam a circular após ataques e toque de recolher na Barroquinha

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp