Política

Secretaria de Cultura cria grupo de trabalho para criação da Bahia Filmes

Joilson César/ BNews
O grupo terá representantes de dez secretaria e 22 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes  |   Bnews - Divulgação Joilson César/ BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 11/11/2023, às 14h06


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial do Estado deste sábado (11) uma portaria que cria um grupo de trabalho para elaborar o "Bahia Filmes", estatal voltada para a produção de audiovisual.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

A criação da Bahia Filmes foi uma das promessas de campanha de Jerônimo Rodrigues para o setor cultural, durante a campanha para o governo do Estado do ano passado.

A Portaria, assinada pelo secretário Bruno Monteiro, lista os representantes de dez secretaria e 22 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes. As pastas são: Secult, Casa Civil, Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Educação (SEC), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Administração (Saeb) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

A sociedade civil conta com representantes do Conselho de Cultura da Bahia, pela Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC), Associação de Autores Roteiristas da Bahia (AUTORAIS), Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), Exibidores - Salas de Cinema, Conexão Audiovisual Centro Oeste, Norte e Nordeste (CONNE), Coletivo de Mulheres do Cinema Baiano / Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (SASB), Associação de Games e Animação (GAMA).

O grupo de trabalho terá 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, para concluir o a proposta de implantação da "Bahia Filmes". Em seguida, o texto será enviado à Assembleia Legislativa da Bahia.

“Trata-se de mais um importante passo para a consolidação da Bahia Filmes, que representa um grande avanço para o audiovisual baiano. Nos debruçaremos sobre o projeto elaborado pela sociedade civil, em diálogo com o governo, nos últimos anos para chegarmos a um modelo possível e encaminharmos o projeto para apreciação das deputadas e deputados”, disse Bruno Monteiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp