Política

Secretária de Saúde do Estado destaca investimentos no tratamento de doenças renais

Ascom Sesab
Interessados em avaliar a saúde renal também poderão realizar exames na APAE em virtude de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia  |   Bnews - Divulgação Ascom Sesab

Publicado em 12/03/2023, às 10h57   Redação BNews



Com o objetivo de alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde renal, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, participou neste domingo (12), do primeiro Pedal do Dia Mundial do Rim, promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia Regional Bahia.

O encontro ocorreu no Jardim de Alah, reunindo centenas de ciclistas apoiadores da causa. “Estamos reunidos para lembrar a importância da prevenção. As doenças renais ainda atingem um percentual expressivo da população e, através da prevenção, é possível diminuir esse quadro”, alertou a secretária.

Interessados em avaliar a saúde renal também poderão realizar exames na APAE em virtude de uma parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Bahia (SBN-BA). A presidente da SBN-BA, Carolina Neves, que, “apesar de simples, os exames são capazes de detectar possíveis anormalidades e doenças renais. Nós distribuímos o voucher da APAE, que está nos apoiando na realização desses exames, e a pessoa é encaminhada para realizar a dosagem de creatinina no sangue e o exame de urina. Com esse rastreio, se houver qualquer tipo de anormalidade, esse paciente é encaminhado para avaliação e, a depender, para o tratamento”, explica.

˜Para além da prevenção, recentemente lançamos um programa que amplia o acesso, em tempo oportuno, ao tratamento ambulatorial da doença renal crônica. Também buscamos qualificar a assistência, melhorando a qualidade de vida do paciente e familiares. São mais de R$ 78 milhões aplicados na forma de cofinanciamento, que prevê o aumento de, no mínimo, 20% do número de sessões de hemodiálise em relação a 2022 e incrementa o repasse feito as clínicas especializadas em 25%”, explica a secretária da Saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp