Política

Secretário de Rui Costa detalha implantação de novo trecho do Metrô em Lauro de Freitas

Vinícius Dias / BNews
Secretário de Rui Costa, Marcus Cavalcanti abre o jogo sobre projeto do Metrô em Lauro de Freitas, em momento de teste de novo tramo do modal  |   Bnews - Divulgação Vinícius Dias / BNews

Publicado em 26/09/2022, às 09h14   Vinícius Dias e Thiago Conceição



O titular da Infrastrutura no governo Rui Costa (PT), Marcus Cavalcanti, detalhou ao BNews a estratégia do tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador e Lauro de Freitas, cuja viagem de teste ocorre na manhã desta segunda-feira (26) com a presença do governador da Bahia.

O nome da Infrastrutura destacou que a discussão sobre o avanço do metrô começou a ser feita com o então governador Jaques Wagner (PT), no período da Copa do Mundo. Naquela ocasião, ficou definida a prioridade para o trecho que levava o modal até a Arena Fonte Nova, que recebeu alguns jogos da competição. No entanto, ele afirmou que sempre existiu o desejo pela ampliação para a conexão com Região Metropolitana.

“Quando a gente discutia no governo Wagner, tinha a discussão sobre o chamado ‘recorte Copa’, que era o metrô vindo do Aeroporto até o Campo da Pólvora, para o acesso ao estádio [Arena Fonte Nova]. O estudo que feito naquela época identificou um grande ramal, com capacidade de transporte naquela área, e aí foi concluído o que nós denominamos de tramo 1 do metrô. E já tínhamos colocados a continuidade até Águas Claras, que vai atender Cajazeiras. E nesse projeto seguinte, o tramo 2 da primeira etapa, nós projetamos lá no final, além do terminal do metrô, uma estação de ônibus metropolitano, uma estação de ônibus urbano, o BRT da 29 de março ou VLT no futuro. E a nova estação rodoviária”, explica Marcus Cavalcanti.

O titular da pasta ainda destacou que cerca de cerca de 80% da infraestrutura da nova estação rodoviária está pronta. E a primeira etapa vai ficar pronta em maio do próximo ano.

“É importante que a gente agrega mais conforto aos usuários da Região Metropolitana. Todos os veículos metropolitanos que vêm pela BR 324 irão parar em águas claras e farão integração através do metrô e do sistema de integração com toda a região de Salvador. Quando atingir o número naquela região de Lauro [de Freitas], tem um gatilho na região onde foi inaugurado o novo shopping de Lauro de Freitas.  Ainda existe estudo para levar o metrô a partir da Lapa, aí seria subterrâneo até a região do Campo Grande. E futuramente até a Barra”, acrescentou Marcus Cavalcanti.

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