Política

Secretário de Segurança Pública é notificado pela AGU; saiba motivo

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
O secretário notificado extraoficialmente pela AGU  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Publicado em 16/09/2023, às 15h41   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública de São Paulo, foi notificado pela Advocacia-Geral da União (AGU). O gestor publicou nas redes sociais imagem de pacotes de maconha com fotos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a notificação extrajudicial da AGU para remoção da foto, ele apagou a postagem.

Na publicação, tabletes de maconha aparecem com adesivos do rosto do presidente Lula e a frase "FAZ O L". De acordo com Derrite, "um casal foi preso em Euclides da Cunha Paulista trazendo grande quantidade de maconha de Ponta Porã (MS) a São Paulo”.

Veja a foto: 

lula
Caption

A AGU viu caráter político na postagem e pediu "imediata remoção". A notificação advertia que, "em caso de não cumprimento do pedido, a AGU adotará as medidas judiciais cabíveis para reparar o ato e responsabilizar o agente público pela conduta".

Após a repercussão do caso, o secretário disse que 'em nenhum momento objetivou associar' a imagem de Lula ao tráfico de drogas. Já a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo disse, em nota, que a publicação foi apagada por conta da notificação da AGU e que o secretário "seguirá dando publicidade a grandes apreensões de cargas ilícitas".

O secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite esclarece que apagou a publicação em questão por conta de uma notificação extrajudicial da Advocacia Geral da União e que seguirá dando publicidade a grandes apreensões de cargas ilícitas no Estado de São Paulo. Ressalta que em nenhum momento objetivou associar a imagem do presidente da República ao tráfico de drogas, mas enaltecer o bom trabalho dos agentes públicos no impedimento de que entorpecentes acessem o Estado de São Paulo via fronteiras".

Policial militar da reserva da PM paulista, Derrite é alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O secretário já foi deputado federal por São Paulo, eleito pela primeira vez em 2018. Em 2015, em um áudio revelado pelo portal Ponte Jornalismo, Derrite disse que "o camarada trabalhar cinco anos na rua e não ter três ocorrências [morte por intervenção policial]" é "vergonhoso".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp