Política

Secretário vê Bahia no caminho certo do combate ao desemprego: “Economia está melhorando”

Joílson César / Bnews
Davidson Magalhães entende que o estado já está tomando as atitudes necessárias para o combate ao desemprego  |   Bnews - Divulgação Joílson César / Bnews
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 04/08/2023, às 19h54


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário estadual Davidson Magalhães (PCdoB), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, esteve nesta sexta-feira (4), em Salvador, em um encontro com outros 12 secretários estaduais do Trabalho, além de outros quatro representantes de estados


 A 133ª Assembleia Geral Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset) ocorreu no prédio do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), no Centro Administrativo da Bahia, discutiu a redução da taxa de juros pelo Banco Central (Bacen) e outras pautas, mas foi fechada ao público.


Antes de iniciar a reunião, Davidson comentou ao BNews sobre as movimentações que o governo do estado têm realizado para tirar a Bahia e Salvador da incômoda posição de campeões nacionais do desemprego.


“Além dos investimentos públicos estaduais que foram mantidos, mesmo com a redução dos investimentos públicos nos últimos anos, a Bahia tem mantido um programa de qualificação profissional, de intermediação de mão de obra, de apoio ao empreendedorismo”, enumerou o secretário.


Davidson sinalizou que, apesar do estado e de sua capital figurarem no topo do ranking de desemprego, a situação tem melhorado, com a Bahia se destacando na criação de novos postos de trabalho, ao passo que a economia brasileira está se recuperando.


“Tudo isso está se refletindo agora, quando a economia está melhorando. A Bahia tem se destacado, é a oitava em geração de empregos no Brasil, a maior no Nordeste. E Salvador, que é uma cidade de serviços, sofreu bastante com a pandemia, com o encolhimento e a falta de investimentos, e também com o fim da política de valorização do salário mínimo que aconteceu nos governos de Temer e Bolsonaro”, analisou Davidson.


O titular da Setre (Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) ainda ressaltou a importância da atuação do governo federal, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a superação do problema.


“Agora, com o retorno da política de valorização do salário mínimo e os investimentos públicos, a tendência é Salvador e o conjunto do estado da Bahia também recuperarem, como já estão fazendo, seus postos de trabalho”, concluiu.


Em maio, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, ao término do primeiro trimestre, a Bahia era o estado com a maior taxa de desemprego do país, com 8,8% da população economicamente ativa. A situação era ainda pior em Salvador, também líder do ranking de capitais, com 16,7% de desempregados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp