Política

Senado aprova novo convite para que presidente do Banco Central preste esclarecimentos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Senadores apresentaram requerimentos na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para esclarecimentos  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 27/06/2023, às 15h44 - Atualizado às 15h52   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Senadores apresentaram requerimentos junto a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para que o presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto, compareça a casa para prestar esclarecimentos sobre a política monetária e a definição da Taxa Selic.

"O choque com a decisão do Copom é de fácil compreensão. O Brasil passa por um claro processo de redução da inflação. O IPCA dos últimos meses tem sido reiteradamente abaixo das expectativas, e desacelerou para apenas 0,23% em maio", disse o senador Randolfe Rodrigues em requerimento.

Na última quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica em 13,75% ao ano. Isso despertou uma nova onda de críticas a Campos Neto.

Entretanto, nesta terça-feira (27), a ata da reunião do Banco Central revela que que a maioria dos integrantes do Copom avalia que que a continuidade da queda da inflação, e seu impacto sobre as expectativas do mercado para o IPCA, pode possibilitar uma queda dos juros no começo de agosto.

O fato levou o vice-presidente Geraldo Alckmin a afirmar que não há razões para a taxa de juros não cair. "Não há razão mais para não cair a taxa de juros. Então estamos muito confiantes de que deve cair", disse. 

Essa não é a primeira vez que Campos Neto será convidado à Comissão no Senado. O presidente do BC este na Casa no última dia 25 de abril, quando defendeu a autonomia da instituição.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp