Política

Senado aprova pacote de proteção às mulheres e mudança na Lei Maria da Penha; entenda

Marcos Oliveira/Agência Senado
A proposta que altera a Lei Maria da Penha visa restringir a realização da audiência de retratação  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado
Mariana Cedrim

por Mariana Cedrim

Publicado em 10/03/2026, às 19h44



O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 6.674/2025, que institui o Programa Antes que Aconteça. O texto, que vai à Câmara, propõe ações integradas para a prevenção da violência contra a mulher e o fortalecimento das redes de proteção. 

A iniciativa, relatada em plenário pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), busca integrar diferentes áreas do poder público para ampliar as políticas de prevenção e fortalecer a rede de proteção às mulheres, a exemplo da segurança, justiça, saúde e assistência social.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Além disso, foi aprovada uma proposta que altera a Lei Maria da Penha para restringir a realização da audiência de retratação. De autoria da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), o PLdetermina que a audiência de retratação só poderá ocorrer se houver manifestação expressa da própria vítima apresentada antes do recebimento da denúncia pela Justiça.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), aproveitou o momento para destacar a importância das medidas. "Minha homenagem vai a todas as mulheres deste país. Amanhã será inaugurada a sala lilás do Senado Federal e trata-se da primeira sala em um órgão legislativo no país."

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)