Política

Senado pede reforço no policiamento no dia da posse dos parlamentares

Marcos Oliveira/Agência Senado
O ministro da Justiça, Flávio Dino, prorrogou na segunda-feira (23) o uso da Força Nacional em Brasília após os atos criminosos de 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 26/01/2023, às 10h26   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor da Secretaria de Polícia do Senado Federal, Alessandro Morales Martins, solicitou o reforço do policiamento nas imediações do Congresso Nacional visando a posse dos senadores que está marcada para o dia 1º de fevereiro. O documento com o pedido ao interventor na Segurança do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, foi divulgado nesta quarta-feira (25) pela assessoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). As informações são da CNN Brasil.

“Ambas as cerimônias contam com projeção política, característica cuja sensibilidade foi incrementada em razão dos últimos acontecimentos ligados à invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro último. Ressalte-se que eventos dessa magnitude contam com a previsão de participação de diversas autoridades, e no caso da cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos, há ainda a expectativa de comparecimento dos Chefes dos Três Poderes da República”, pontuou o diretor da Secretaria de Polícia do Senado no documento.

Martins também solicita que sejam tomadas “as demais providências que a Secretaria de Segurança Pública do DF julgar pertinentes para auxiliar esta Secretaria de Polícia em eventual enfrentamento” em alguns cenários de violência.

“Cumpre ainda adiantar que diante da conjuntura nacional, esta Secretaria de Polícia identificou como cenários de riscos a invasão em áreas não autorizadas, a tomada de refém, a presença de atirador ativo, ameaça de explosivo e ainda, a sabotagem em infraestruturas críticas”, afirmou.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, prorrogou na segunda-feira (23) o uso da Força Nacional em Brasília após os atos criminosos de 8 de janeiro. A prorrogação se estende até o dia 4 de fevereiro. A intervenção federal, por sua vez, deve acabar em 31 de janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp