Política

Senador faz movimentação para punir bolsonaristas por terrorismo; saiba mais

Pedro França / Agência Senado
Por causa da legislação atual, os atos praticados por golpistas no último dia 8, em Brasília, não podem ser punidos como terrorismo  |   Bnews - Divulgação Pedro França / Agência Senado

Publicado em 24/01/2023, às 18h10   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Um projeto de lei (PL) foi apresentado pelo senador Alessandro Viera (PSDB-SE) para incluir motivação política como justificativa para condenação por terrorismo, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.

Pela atual legislação, só podem ser tipificados dessa forma crimes cometidos por xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião. Por causa disso, os atos de vandalismo praticados por golpistas no último dia 8, em Brasília, não podem ser punidos como terrorismo.

"Embora o termo 'terrorismo' tenha um significado político para além do jurídico, com diversas interpretações ao redor do mundo, os atos realizados não se configuram como terroristas de acordo com a lei penal brasileira", justifica o senador.

Vieira diz ainda que as normas brasileiras vão na contramão de tratados internacionais e de legislações de países como os Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp