Política

Sérgio Moro é detonado nas redes após cobrar “impessoalidade” a Lula

Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Julgado suspeito e parcial na condução da Operação Lava Jato, Moro não foi poupado pelos internautas  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 13/03/2023, às 07h37 - Atualizado às 07h38


FacebookTwitterWhatsApp

O senador e ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro (UB), foi detonado nas redes sociais após fazer uma publicação no Twitter cobrando “impessoalidade” do presidente Lula (PT) na indicação para o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Lula tem recebido apelos, principalmente de movimentos sociais, para que uma mulher assuma uma cadeira. No entanto, o petista não pretende levar em consideração a questão de gênero na escolha do indicado para a vaga depois que o ministro Ricardo Lewandowski se aposentar compulsoriamente em maio, quando completará 75 anos.

Há mais chances de o nome do advogado Cristiano Zanin prosperar na sabatina da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e na votação no plenário, caso seja indicado para a primeira vaga a que o governo terá direito.

Neste domingo (12), Moro usou sua conta oficial no Twitter para criticar a possibilidade do advogado do Lula ser indicado a vaga ao comentar uma publicação de um colunista. “Um bom resumo do Governo Lula até aqui: ataque à lei das estatais para loteamento político, esposas de ministros nos Tribunais de Contas e o desejo de ter o advogado e amigo pessoal no STF. Onde está a impessoalidade? Como fica a independência das instituições? Estaremos de olho”, escreveu.

Julgado suspeito e parcial na condução da Operação Lava Jato, Moro não foi poupado pelos internautas, que, imediatamente, reagiram à publicação. “Serjo, tenho uma dúvida. Hipoteticamente, imagine um juiz que conversa e orienta promotores num grupo de Telegram sobre processos que ele mesmo julga. Imagine que ele se torna ministro, depois se torna senador. Esse juiz estaria habilitado para falar sobre impessoalidade?”, escreveu um deles.

“Peraí, como é??? Você PRENDEU o adversário do candidato que seria eleito presidente, se torna MINISTRO DELE, é cotado para esse mesmo STF e vem falar de impessoalidade? Tua cara não treme não, homem???”, questionou outro.

“Onde esteve a impessoalidade quando Vossa Excelência, representante do Estado-Juiz, escolheu e pessoalizou um inimigo processual com vistas a um cargo público? Tá revoltadinho pq a vaga que almejou pode ser ocupada por outro? A sua imparcialidade ficou provada no STF. Quer mais o quê?”.

Moro, que pode perder o mandato de senador, recentemente foi acusado or supostas irregularidades em gastos e doações da campanha. Unindo-se ao PL, a Federação Brasil da Esperança no Paraná, que reúne os diretórios estaduais de PT, PV e PC do B, também apresentou ao TRE paranaense uma ação de investigação judicial contra o senador eleito.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp