Política

Assim como Lula, Juscelino Kubitschek também quis indicar seu advogado para o STF; entenda

Acervo/Governo do Brasil
Atualmente, Lula tem dito que pode considerar indicar seu advogado, Cristiano Zanin, para vaga  |   Bnews - Divulgação Acervo/Governo do Brasil

Publicado em 12/03/2023, às 18h16   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Se engana quem pensa que o presidente Lula (PT) é o primeiro chefe do Executivo a querer indicar seu advogado para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso porque em 1956, durante o governo de Juscelino Kubitschek, o seu advogado, Heráclito Sobral Pinto, foi convidado por ele para compor o STF.

Apesar do convite, Sobral Pinto recusou o convite, a fim de que não parecesse que sua defesa do presidente foi movida por interesse pessoal.

Atualmente, Lula tem dito que pode considerar indicar seu advogado, Cristiano Zanin, para vaga na corte, que será aberta depois que o ministro Ricardo Lewandowski se aposentar compulsoriamente em maio, quando completará 75 anos.

De acordo com a coluna do Metrópoles, do jornalista Guilherme Amado, Sobral Pinto era anticomunista e foi um dos maiores advogados da história do Brasil. Ele apoiou o golpe militar de 1964. No entanto, depois mudou de lado e foi preso após o AI-5.

Apesar da ideia de Lula de indicar Zaninm há uma pressão para que ele indique uma mulher para a corte. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp