Política

Sessão na Câmara do Rio pode cassar mandato do vereador Gabriel Monteiro; acompanhe

Renan Olaz/CMRJ
Confira o rito que pode levar a perda do mandato de Gabriel Monteiro (PL)  |   Bnews - Divulgação Renan Olaz/CMRJ

Publicado em 18/08/2022, às 18h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em sessão nesta quinta-feira (18), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), analisa e vota o pedido de cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL), por quebra de decoro parlamentar.

Denúncias apontam que o parlamentar cometeu assédio moral e sexual, agressões físicas e vídeos forjados. As queixas, inicialmente, foram reveladas em uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, no mês de março. Em abril, a mesma emissora teve acesso a três novas denúncias de estupro contra Gabriel Monteiro.

A votação de hoje começou pouco depois das 16h (acompanhe ao vivo a transmissão no vídeo abaixo) com a leitura do relatório pelo vereador Chico Alencar (PSOL). O documento pede justamente a cassação do liberal.

"É um dever de todos os vereadores e vereadoras dessa Casa de leis dar uma resolução para esse caso. (...) Mais do que o discurso, o que vale é o voto. Esse é um momento histórico e gritos histéricos não vão interrompê-lo", afirmou o psolista, durante a transmissão.

"A não aprovação do projeto que determina a perda do mandado do vereador Gabriel Monteiro seria uma contribuição para a perpetuação da cultura do estupro e do patriarcado presente em nosso estado", salientou Chico Alencar.

Depois do relator, os demais vereadores discutem o relatório por cada 15 minutos. Em seguida, a defesa de Gabriel Monteiro terá duas horas para fazer a sustentação contra as alegações. Por último, acontece a votação em turno único.

Para ser cassado, Gabriel Monteiro deve receber pelo menos 34 votos dos colegas de Casa - ou 2/3 dos edis. Ao todo, a CMRJ tem 51 vereadores, mas nem todos votarão. Apenas Carlos Bolsonaro (Republicanos), que está licenciado para acompanhar a campanha do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve comparecer em plenário.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp