Política

SMS rebate secretária da Saúde sobre situação do do Hospital Municipal; veja

Dinaldo Silva/Arquivo BNews
Ana Paula Matos é a titular da SMS  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/Arquivo BNews

Publicado em 05/09/2023, às 14h36 - Atualizado às 14h37   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu nota, nesta terça-feira (5), após a fala da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, que disse que o Hospital Municipal de Salvador (HMS) está fechado. A pasta municipal esclareceu a situação da unidade de saúde. 

“Hoje, se a gente pegar a maior demanda da central da regulação, é na região leste, que é a região de Salvador e região metropolitana. O Hospital Municipal hoje tem porta fechada. Ele é um hospital que só recebe paciente regulado”, disse Roberta Santana à Rádio Metrópole.

Segundo a pasta, o atendimento por demanda aberta na emergência do hospital foi suspenso no início da pandemia da Covid-19, para dar garantia de leito e assistência aos diversos outros agravos de saúde, já que à época foram inúmeros leitos e hospitais de campanhas instalados exclusivamente para o coronavírus.

"Atualmente, o equipamento de saúde continua funcionando como ‘porta referenciada’, ou seja, acolhendo exclusivamente pacientes regulados de outras unidades. A decisão contribuiu para oferecer melhor resolutividade aos casos e potencializou o aproveitamento da estrutura hospitalar de alta complexidade", diz a nota da SMS.

A SMS pontua ainda que, enquanto a unidade esteve aberta, mais de 70% das ocorrências na emergência do HMS eram de classificação azul ou verde, que poderiam ser resolvidas em UPAs ou postos de saúde. 

"Vale salientar que a rede municipal de saúde oferta 17 unidades de urgência e emergência espalhadas pela capital baiana, funcionando 24 horas, 7 dias na semana, com equipes de prontidão para acolher aqueles que precisem de atendimento imediato. Além disso, há mais de 160 postos de saúde para acompanhamento dos pacientes", completa a nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp