Política
Publicado em 23/12/2022, às 16h10 - Atualizado às 16h15 Cadastrado por Henrique Brinco
O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpriu integralmente apenas 7 de 47 propostas do programa de governo apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso representa apenas 15% do total, segundo um levantamento feito Agência Lula.
Das outras 40 metas, a atual gestão deixou de cumprir integralmente 29, enquanto outras 10 foram parcialmente entregues. A gestão foi marcada por problemas em diversas áreas.
Apesar de defender o “Orçamento Base Zero” como forma de rearranjar as contas públicas, o presidente também não colocou o método em prática durante sua gestão.
Entre janeiro de 2019 e setembro de 2022, a dívida bruta do governo geral, que engloba toda a dívida do poder público brasileiro, cresceu 2,5%. No final de 2018, a dívida pública brasileira representava 75,27% do Produto Interno Bruto (PIB). Em setembro de 2022, dado mais recente disponível, ela estava em 77,13%.
O governo também pecou em outras áreas. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por exemplo, quase não apresentou avanços e seguiu distante das metas estabelecidas.
A bandeira da segurança e da moralidade também não foi cumprida. Nenhum policial morto em serviço foi incorporado ao Livro de Heróis e Heroínas da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília (DF).
A Lupa destaca ainda que o governo também foi marcado por várias acusações de corrupção em diferentes áreas. Além disso, sua gestão impôs sigilo a diversos documentos, inviabilizando a transparência em questões de interesse público.
Classificação Indicativa: Livre
Linda Mochila
Cinema em casa
Baixou o preço
Lançamento com desconto
Despencou o preço