Política

STF encaminha acordo para soltar presos do 8 de janeiro e punir líderes de golpe; saiba mais

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidentes do Senado e da Câmara encaminharam lei que diminui penas para condenados pelos ataques de 8 de janeiro  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil
Luiz Guilherme

por Luiz Guilherme

luiz.guilherme@bnews.com.br

Publicado em 28/04/2025, às 17h28



Os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e Hugo Motta (Republicanos-PB), da Câmara dos Deputados, estão muito próximos de concluir uma negociação para aprovar a lei que diminui as penas dos condenados pelo ataque de 8 de janeiro de 2023, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em troca, as punições para lideranças que atuaram no plano golpista podem aumentar.

De acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, o ministro Alexandre de Moraes teria dado aval à medida, assim como o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso. O apoio dos magistrados tinha importância para os senadores, já que a lei pode ser considerada inconstitucional pelo Supremo.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Com isso, aqueles que foram condenados pelos ataques de 8 de janeiro poderão ser soltos e levados a cumprir prisão no regime semiaberto ou domiciliar. Essas novas regras poderão retroagir somente para beneficiar investigados, réus e condenados, mas não para prejudicá-los.

A ideia é aumentar as chances da lei conseguir aprovação na Câmara e no Senado e reduzir a pressão de bolsonaristas para aprovar a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)