Política

STF tem maioria para eleição indireta para o governo do Rio

FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
O governo do Rio vive este dilema desde a renúncia de Rodrigo Castro  |   Bnews - Divulgação FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Mariana Cedrim

por Mariana Cedrim

Publicado em 27/03/2026, às 20h17



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (27), para confirmar que a eleição indireta para o governo do Rio de Janeiro deve ser secreta. Porém o prazo de desincompatibilização para quem tiver interesse em disputar a eleição ainda não foi definido.

Neste tipo de eleição, os deputados estaduais escolhem o governador e não precisam divulgar em quem votaram. Os ministros que votaram a favor foram Luiz Fux, Cármen Lúcia, Nunes Marques, André Mendonça, Dias Toffoli e Luiz Edson Fachin.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

O julgamento termina na próxima segunda-feira (30), às 18h e os ministros podem alterar seus votos, o que pode alterar o placar da votação.

A gestão do governo do Rio de Janeiro está passando por essa indefinição desde de que Cláudio Castro renunciou ao cargo, em 23 de março de 2026, em meio a um julgamento no TSE sobre a sua inelegibilidade.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)