Política

Surpresa? Kleber Rosa abre o jogo sobre escolha do PSOL

Marcos Musse / Divulgação
Socialista admitiu que é um dos pré-candidatos e que a disputa será difícil  |   Bnews - Divulgação Marcos Musse / Divulgação
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 24/11/2023, às 10h40 - Atualizado às 10h52


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-candidato ao governo da Bahia, Kleber Rosa (PSOL), confirmou que o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) está se movimentando em prol das eleições municipais de Salvador. Com congressos municipais em pauta para definir as pré-candidaturas, em contato exclusivo com o BNews, Rosa desconversou sobre já ter sido escolhido.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Fui surpreendido com essa notícia, mas na verdade demos início agora ao processo formal. Então o que posso dizer é que eu vou homologar a minha pré-candidatura. Nós vamos fazer um congresso municipal, que vai acontecer no dia 17 de dezembro, e vamos escolher a nova direção municipal para a inscrição de pré-candidaturas. Ou seja, o congresso vai homologar as pré-candidaturas oficiais do partido. Então a decisão ainda vai acontecer", explicou Kleber Rosa.

Apesar disso, o pré-candidato admitiu que está se mexendo em prol da viabilidade da sua candidatura. "Eu estou, obviamente, me movimentando. Estou fazendo as conversas com as lideranças, com as correntes internas do partido para que o resultado seja favorável. Eu estou disposto a assumir essa tarefa, mas o processo ir até o final de janeiro, para já definir quem vai ser o nome", destacou Rosa.

Questionado sobre a concorrência que eventualmente ele pode encarar nas eleições municipais de 2024, Kleber Rosa cravou que o PSOL 'está pronto para o desafio'. De acordo com ele, "o PSOL está enraizado nas lutas da maioria do povo de soteropolitano".

Eu acho que o PSOL ele está bastante vinculado às lutas e tem um espaço de legitimidade para discutir questões que envolvem o interesse da maioria do povo de Salvador. Nós temos uma legitimidade trabalhar as questões de assunto de interesse da nossa população e, com isso, abrir um espaço de conquista do nosso povo. A gente vai entrar no páreo para disputar de verdade tendo a dimensão do nosso tamanho em relação aos outros candidatos", afirmou o pré-candidato.

Ainda segundo ele, Bruno Reis (UB) está na cadeira, mas a popularidade dele 'é midiática'. "É um prefeito que ganha popularidade muito por conta de festas midiáticas, mas que a cidade está um caos do ponto de vista do desemprego, da segurança, do transporte público, da organização urbana e do ponto de vista ambiental", criticou Rosa.

Para Kleber Rosa, a ideia do partido é disputar voto a voto com quem quer que esteja no pleito de 2024. Sabendo que a tendência é ter um candidato do governo e Bruno Reis no páreo, o pré-candidato socialista confirmou como o PSOL deve agir em 2024.

A ideia é fazer uma disputa real e se apresentar como uma alternativa viável para a população de Salvador. Essa é a leitura que a gente faz independente de quem seja o candidato do governo. A gente sabe que tem um lugar que é próprio, que é legítimo, e que ocupa um espaço muito particular. Essa ligação muito forte, com esses debates de inclusão social e de justiça social que precisa ser feito no Salvador", conclui Kleber Rosa.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (24):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp