Política
Publicado em 25/03/2025, às 13h45 - Atualizado às 13h58 Humberto Sampaio
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça (9h) que “os lobbies” que atuam no Congresso Nacional impedem o avanço da pauta do corte de gastos tributários. “Toda vez que nós levamos essa pauta (de cortar subsídios tributários), nós temos a ação dos lobbies no Congresso e essa pauta é rechaçada”, disse.
Segundo Tebet, o Executivo não pode fugir e tem que perseguir o seu papel de cortar gastos, mas o Congresso Nacional, que além de evitar as pautas que diminuem subsídios a poderosos setores empresariais ainda abocanha, com as emendas parlamentares, mais de 20% do total disponível para investimentos no país, não pode fugir da sua obrigação. “A responsabilidade de cortar gastos é do Executivo, mas é também do Congresso Nacional. Eu falo como senadora que fui.”
As declarações da ministra foram dadas em resposta ao questionamento da reportagem do BNews, durante o programa Bom Dia Ministro, promovido pela SECOM da Presidência da República e levado ao ar em todo Brasil pela EBC, Youtube e rede não obrigatória de Rádio. O BNews foi o primeiro portal de notícias do Brasil a participar do programa, que já tem mais de dois anos e sempre foi dirigido a emissoras de rádio.
Tebet também respondeu ao BNews sobre a proposta do seu Ministério de dobrar o PIB per capita do Brasil até 2050. Para a ministra, o Brasil não tem uma cultura de planejar. “É por isso que estamos há 40 anos patinando sem crescimento. Mas o governo Lula me deu carta branca para construirmos, pela primeira vez, um planejamento sobre qual país nós queremos para daqui a 25 anos”. Ela explica que a inserção das mulheres no mercado de trabalho é um caminho para alcançar esse objetivo. “Só teremos condição de dobrar o PIB Per Capita se colocarmos, pelo menos, 60% das mulheres brasileiras no Mercado de trabalho”, declarou.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito