Política

Transição de governo: Jerônimo Rodrigues fala em ‘devastação’ nas contas públicas

Joilson César / BNews
Jerônimo Rodrigues alerta situação das contas públicas ao projetar transição de governo  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 10/11/2022, às 08h47   Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia eleito pelo PT, Jerônimo Rodrigues, segue preocupado com a situação das contas públicas em momento de transição de governo. A afirmação feita nesta quinta-feira (10) ocorre em momento de desafio para o governo Lula (PT) quanto ao modelo fiscal que torne possível cumprir as promessas realizadas pelo petista.

Entre as alternativas, está a PEC da equipe de transição, que é coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). O projeto tem tido consultas com o Tribunal de Contas da União (TCU) e com o relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo de Castro (MDB-PI).

“O Brasil que Lula recebe no dia 1º de janeiro de 2023 não é o mesmo de 2003. Há uma devastação grande nas contas públicas. São seis anos sem investimento do Governo Federal na Bahia. Nossa expectativa é que a parceria aconteça”, disse Jerônimo Rodrigues.

O ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, chegou a calcular que o ‘rombo fiscal’ deixado pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) para o próximo ano será de um valor astronômico, quase três vezes maior do que o estimado pelo Governo Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp