Política

TRE absolve Claudio Castro e mantém mandato do governador do RJ; entenda

Tomaz Silva / Agência Brasil
O governador Claudio Castro (PL) foi acusado de utilizar cargos secretos para favorecê-lo nas eleições de 2022  |   Bnews - Divulgação Tomaz Silva / Agência Brasil
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 23/05/2024, às 20h06



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) absolveu o governador Claudio Castro (PL) em duas ações que pediam a cassação do mandato dele. O placar foi de 4 votos a 3 a favor do liberal, mas o Ministério Público Eleitoral (MPE) informou que irá recorrer da decisão da Corte Eleitoral.

Segundo O MPE, Castro teria usado cargos secretos na estrutura do governo estadual fluminense para fins eleitorais no pleito de 2022. Além do governador, outras 11 pessoas são investigadas; dentre elas, o vice Thiago Pamplona (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).

O relator da ação, Petersen Simão, a desembargadora Daniela Bandeira de Freitas e o presidente do TRE-RJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira votaram pela cassação. Os votos contrários à cassação foram de Marcello Granado, Gerardo da Silva, Fernando cabral Filho e Katia Junqueira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp