Política
Publicado em 08/11/2024, às 10h58 Yuri Pastori
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, deu uma declaração surpreendente durante abertura de seminário realizado pela Suprema Corte em Brasília. O tema do encontro foi "O Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: relevância e perspectivas". As informações são do portal G1.
"Atentemos para o cenário presente. Liberdade e democracia são condições de possibilidade de um futuro habitável. Uma onda de populismo autoritário se levanta", declarou sem especificar a quem se referia.
Em outro momento do discurso, Fachin disse que um "novo vírus se espalha e contamina sistemas de justiça". Mas também não detalhou o assunto. "A vacina interpela a têmpera dos tribunais. Cumpre resiliência e vigília democrática", continuou.
Ele defendeu ainda a integração entre os tribunais dos países que fazem parte do Mercosul e uma maior comunicação entre as cortes.
"Dentre uma das mais importantes e inovadoras dimensões dessa ampliação do escopo originalmente imaginado para o Mercosul, está a consolidação e o aperfeiçoamento do seu sistema de solução de controvérsias", disse.
Assista ao programa Radar Bnews da última quinta-feira (7):
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito