Política

União Brasil: Primo de Elmar Nascimento confessa desvios na Codevasf; saiba mais

Divulgação
Codevasf é alvo de uma série de denúncias de corrupção; primo de Elmar foi preso em janeiro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 20/04/2023, às 10h58   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Alvo de uma série de denúncias de corrupção, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) virou o centro de mais um escândalo político. A estatal está sob a influência do deputado federal baiano Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e nome próximo ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP).

Primo de Elmar e preso no dia 11 de janeiro pela polícia federal, Thiago Nascimento Vieira confessou que cometeu fraudes em ofícios de deputados para desviar tratores bancados pela estatal e vendê-los a particulares, embolsando o dinheiro do negócio. O prejuízo estimado aos cofres públicos foi de R$ 380 mil, mas parte dos bens foi recuperada.

Thiago conseguiu a liberdade um mês após a prisão. Ele responde pelos crimes de peculato (desvio de recursos públicos), destruição de documentos públicos e associação criminosa. O caso corre sob sigilo na Justiça Federal da Bahia.

Thiago trabalhou entre fevereiro de 2021 e outubro de 2022 como funcionário terceirizado da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Juazeiro (BA) e que foi o foco dos desvios. Integrantes da estatal dizem que a contratação de Thiago ocorreu por indicação do líder do União Brasil, que é seu primo em primeiro grau.

Até o momento, não foram encontrados indícios da participação de parlamentares nos desvios investigados.

As operações fraudulentas de Thiago Nascimento envolveram ofícios e bens de dois deputados federais baianos. No primeiro, fraudou bens que seriam doados por Márcio Marinho (Republicanos). Depois, fraudou um ofício de Uldurico Júnior (MDB), que fez uma visita à companhia em 2022 e e constatou a suspeita de fraude na doação de maquinário em seu nome. Com isso, a Codevasf encaminhou o caso para investigação da Polícia Federal.

O BNews tentou contato com Elmar Nascimento, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp