Política

URGENTE! Governo da Bahia rompe com empresa chinesa responsável pelo VLT do subúrbio de Salvador

Arte/GovBa
VLT do subúrbio de Salvador rendeu problemas  |   Bnews - Divulgação Arte/GovBa
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 16/08/2023, às 18h09 - Atualizado às 18h28


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo da Bahia decidiu romper o contrato com a Skyrail, concessionária responsável pela implantação do VLT do subúrbio de Salvador. A informação, antecipada em julho pelo BNews, foi confirmada por meio de nota oficial, na tarde desta quarta-feira (16).

"A expectativa é de que a rescisão seja bilateral, ou seja, de forma amigável. A empresa respondeu formalmente a notificação concordando com o distrato. Em paralelo, o Governo do Estado estuda as alternativas para dar continuidade ao projeto, que é considerado prioritário e de fundamental importância", declara a nota.

"A decisão acontece após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. Também por conta da inviabilidade atual de reconhecer reequilíbrio econômico-financeiro sem estudos complexos ou garantia de que o contrato manteria a sua capacidade de execução, ou seja, não comprovada a vantajosidade da proposta da empresa".

"Ao notificar a concessionária Skyrail, o governo estadual reconheceu os esforços empregados para a devida manutenção do contrato em inúmeras tratativas desenvolvidas entre as partes nos últimos meses", finaliza.

Agora, a tendência é que o governo Jerônimo realize um novo processo licitatório para a construção de um sistema de transporte no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Na semana passada, a secretária de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur)Jusmari Oliveira, comentou como está a situação do VLT do Subúrbio de Salvador.

"A gente tem que ser muito responsável nesse momento e como o governador disse: falar de forma muito clara e transparente. Todos sabem, tem uma recomendação da PGE de que não é saudável para o Estado a continuidade do contrato e nós da Sedur estamos trabalhando pra isso", disse Jusmari Oliveira.

No final do último mês de julho, o procurador do estado, Ubenilson Santos, indicou que o contrato para a construção do monotrilho fosse suspenso

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp