Política

'Vamos importar e nos apropriar da tecnologia da China', diz diretor da SEI em Fórum Bahia-China

EdvaldoSales/BNews
Salvador recebe primeira edição do evento que reúne representantes da China e da Bahia para tratar sobre tecnologia  |   Bnews - Divulgação EdvaldoSales/BNews

Publicado em 17/05/2023, às 20h40 - Atualizado às 21h03   Edvaldo Sales e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (17), Salvador recebe a primeira edição do Fórum Bahia-China de Cooperação para Estudos, Projetos e Negócios. A iniciativa do Governo do Estado, que será realizada até a próxima sexta (19), reúne representantes da Bahia e da China para tratar da produção de dados científicos, estudos, inovação, tecnologia.

O diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), José Acácio Ferreira, falou ao BNews sobre a importância do encontro e das expectativas para troca de conhecimento entre dois países.

"Nesse seminário, vamos discutir questões relacionadas a energias renováveis, energia de baixo carbono. A Bahia é líder na produção de energia limpa no Brasil. Também vamos falar sobre logística de transporte, e o principal tema que é a construção de cidades inteligentes. Vamos importar e nos apropriar da tecnologia deles. Aquela troca chamada no 'baianês' de 'ganha-ganha', em que os dois países sairão ganhado. E teremos um estado mais justo com a chegada da China para cá", explicou.

José Acácio Ferreira relembrou ainda da agenda do governador Jerônimo Rodrigues na China, onde debateu aspectos técnicos e financeiros, e garantiu que assuntos como a construção da Ponte Salvador-Itaparica, VLT e outras questões de minerações que estão em curso serão discutidas no seminário.

"Fomos à China e ficamos lá duas semanas após o retorno de Jerônimo Rodrigues para colher aquilo que foi plantado politicamente pelo governador do ponto de vista da ciência e tecnologia. Todos os grandes representantes da China estarão aqui", disse.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp