Política
Publicado em 01/08/2022, às 10h12 Redação BNews
Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales revelou quanto o governo Bolsonaro disponibilizou de recursos para estudos relacionados à varíola dos macacos.
O titular da pasta, que também é médico e professor da UFRJ, afirma que as principais lacunas vão desde o desenvolvimento de testes rápidos a até entender como o vírus pode afetar animais silvestres e domésticos no país, o que poderia tornar a situação, hipoteticamente, fora de controle.
E lá vamos nós de novo… 🤷🏻♀️🤦🏻♀️
— GiulianaMesopotamia🇧🇷🇮🇹🇺🇸🇩🇪 (@GiulianaMesopo) July 23, 2022
“…decidi que o surto global de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.” Tedros Adhanom, diretor da OMS pic.twitter.com/b5ZDg18JI9
Morales declarou não ver a necessidade de desenvolver uma nova vacina contra a doença.
O secretário afirmou que, após o pedido de pesquisadores, foi montada uma câmara da Rede Vírus, chamada Câmara POX, para tratar da varíola dos macacos.
Eles solicitaram os primers (insumos) para fazer o teste RT-PCR e a padronização, os controles positivos para fazer esses testes, ou seja, aquilo que está no âmbito da pesquisa.
Ao mesmo tempo, chamaram os pesquisadores para o isolamento do vírus assim que apareceu o primeiro paciente.
Era das epidemias? 🦠🤒 Varíola dos macacos, hepatite, covid-19, zika, dengue... Sim, vivemos numa época propícia a surtos de doenças. Entenda neste #EstudioBBC com @Andre_Biernath pic.twitter.com/P54E0Wx1gN
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) July 29, 2022
"A gente tem que monitorar a inserção do monkeypox, porque esse vírus pode contaminar animais silvestres e domésticos. Se isso ocorrer, aí a gente perde o controle. Por isso, a pesquisa científica é tão importante. Com o uso da micrografia eletrônica, procuramos precisa saber qual é a estrutura do vírus, como se comporta dentro da célula, porque está circulando no país. Pode acontecer alguma coisa diferente no país? A gente tem que estar em alerta", declarou em entrevista ao jornal O Globo.
Segundo o secretário, o MCTI tem R$3 milhões de reais em recursos para fazer as pesquisas e afirmou que otimizar esse valor para "fazer outras coisas".
Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.
Classificação Indicativa: Livre
Som perfeito
Cinema em casa
Smartwatch top
iPhone muito barato
Motorola barato