Saúde

Primeiras doses de vacinas contra a varíola dos macacos devem chegar em setembro

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Primeiras doses do antígeno serão destinadas a profissionais de saúde  |   Bnews - Divulgação Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Publicado em 30/07/2022, às 07h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As primeiras doses de vacinas contra a varíola dos macacos deverão chegar no Brasil no mês de setembro. A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Medeiros, na última sexta-feira (29). As primeiras pessoas a receberem o antígeno serão profissionais de saúde.

Cerca de 20 mil doses desembarcarão no país no mês de setembro, enquanto que em outubro a expectativa é que um novo lote chegue com 30 mil novas unidades. O esquema de vacinação será feito em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

“Existe um pedido da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a aquisição de 100 mil doses de vacinas para as américas. Dessas 100 mil doses, 50 mil serão adquiridas pelo Ministério da Saúde”, detalhou Medeiros. A vacina é produzida por uma produtora dinamarquesa que não tem escritório no brasil e nem pretende abrir representação no país.

Embora, neste primeiro momento, o Brasil esteja adquirindo as doses da vacina de uma empresa estrangeira, Medeiros não descartou a possibilidade de, no futuro, a pasta comprar doses do Instituto Butantan ou do Laboratório de Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, caso alguma dessas unidades passem a produzir o imunizante.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp