Política

Veja onde Bolsonaro pode ser preso após condenação

Antonio Augusto/STF
A decisão sobre onde o ex-presidente cumprirá sua pena cabe ao ministro Alexandre de Moraes, que mantém sigilo sobre o caso.  |   Bnews - Divulgação Antonio Augusto/STF
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

daniel.serrano@bnews.com.br

Publicado em 12/09/2025, às 10h31 - Atualizado às 10h31



Após a condenação pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de oito anos de prisão, o ex-presidente Jair Bolsonaro vai precisar cumprir pena em regime fechado, como está previsto no Código Penal. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com  o jornal O Globo, a possibilidade de Bolsonaro ir para a cadeira tem movimentado os bastidores da política. Ao todo, quatro possibilidades para o ex-presidente cumprir a pena imposta pelo STF estão sendo discutidas: a manutenção da prisão domiciliar; uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal; no Complexo Penitenciário da Papuda ou no Comando Militar do Planalto.

A decisão final sobre onde o ex-presidente vai cumprir a pena cabe ao ministro Alexandre de Moraes, que trata o tema com sigilo. Porém, o tema já começou a ser discutido pelas autoridades. 

Prisão domiciliar 

A primeira é a manutenção da prisão domiciliar, o que é defendido pelos advogados de Bolsonaro. "O presidente Bolsonaro tem uma situação de saúde muito delicada. Não vou antecipar o que acontecerá ou não, mas isso [prisão domiciliar] pode ser levado à mesa, sim",  disse o advogado Paulo Bueno, ao chegar ao STF, na última quinta-feira (11). 

O ex-presidente está encarcerado em casa desde o dia 4 de agosto por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes, após entender que Bolsonaro descumpriu medidas cautelares impostas pelo magistrado ao ex-mandatário. 

Cela especial na PF

Outra opção é uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal do Distrito Federal. Segundo o blog da jornalista Andréia Sadi, no portal G1, a PF já tem uma sala separada  para Bolsonaro com cama, cadeira e banheiro privativo caso o STF determine que o ex-presidente cumpra o regime fechado na PF.

Temor de Bolsonaro com a Papuda

Segundo o jornal O Globo, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem demonstrado receio de cumprir pena no Complexo Penitenciário da Papuda. 

No entanto, aliados tentam acalmar o ex-presidente e consideram que é improvável que ele cumpra a pena na Papuda. A avaliação é de que Bolsonaro deva ser levado para uma cela da Polícia Federal.

No entanto, essa opção não está descartada. Bolsonaro poderia ficar encarcerado em uma ala reservada onde está parte dos acusados dos atos golpistas do dia 8 de Janeiro e os condenados do mensalão

O problema do complexo prisional é a superlotação. Segundo o Ministério Público, são 16 mil detentos para 10 mil vagas.

A opção mais remota 

Já membros do STF e do governo Lula acreditam que é pequena a chance do ex-presidente cumprir a pena em um quartel, como aconteceu com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, e como atualmente se dá com o general e ex-ministro Braga Netto.

Segundo interlocutores, o comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, foi consultado sobre a possibilidade de Bolsonaro cumprir a pena em um quartel. 

No entanto, Paiva foi contrário, com a justificativa de que levar o ex-presidente para um cárcere militar seria como “levar a política para dentro do quartel de forma literal”. 

Além disso, membros do governo do Lula acreditam que a possibilidade de Bolsonaro cumprir a pena em um quartel poderia provocar um novo acampamento bolsonarista montado em área militar.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)