Política

Vento rasga bandeira do Brasil instalada a pedido de Bolsonaro na fachada do Planalto

Reprodução/Vídeo
A bandeira do brasil foi colocada no prédio na sexta-feira passada, sem autorização do Iphan  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo

Publicado em 21/10/2022, às 18h01   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Instalada há uma semana na fachada do Palácio do Planalto a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), uma bandeira do Brasil foi retirada nesta sexta-feira (21) após ser rasgada pelo vento. Vários funcionários se reuniram para recolher o item.

O instrumento foi colocado no prédio na sexta-feira passada (14), sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal responsável pelos monumentos tombados na capital federal e em outras cidades. O pedido para a colocação da bandeira foi feito no dia 18 de outubro e está sendo analisado, segundo o Iphan.

"Hoje pedi para aquele bandeirão que existe lá em Brasília, pegar uma usada, enorme, mandei botar lá no Alvorada, que é a minha casa. Acho que ninguém vai ter a coragem de falar 'retira daí se não vou te dar uma multa de não sei quanto por dia'. É a nossa bandeira do Brasil. A questão da censura vai devagar. Certas coisas você não perde de uma hora para outra, você perde com o tempo", afirmou Bolsonaro na semana passada.

Na solicitação, o governo pediu para que ela e uma outra bandeira, colocada no Palácio da Alvorada, também a pedido de Bolsonaro, ficassem expostos até o dia 19 de novembro. Elas seriam uma das formas de celebrar o bicentenário da Independência do Brasil, a Proclamação da República, comemorada em 15 de novembro, e o Dia da Bandeira, em 19 de novembro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp