Política

Vereador de Cruz das Almas rebate denúncias do prefeito Ednaldo Ribeiro; entenda

Divulgação
Ricardo Pinheiro se manifestou após a denúncia de uma suposta tentativa de subornar uma mulher para acusar o prefeito de estupro  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Lula Bonfim e Tácio Caldas

por Lula Bonfim e Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 17/08/2023, às 12h03


FacebookTwitterWhatsApp

Após ser denunciado por Ednaldo Ribeiro (Republicanos), prefeito de Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, por uma tentativa de suborno de uma mulher para que ela denunciasse um suposto estupro praticado pelo gestor municipal, o vereador Ricardo Pinheiro (PP) se manifestou.

Por meio de uma nota, o edil se solidarizou com o gestor do município afirmando que a situação poderia ser um golpe. “[A gente] se solidariza com o gestor que pode ter sido vítima de uma tentativa de golpe", pontuou o vereador antes de concluir dizendo que "tem a consciência tranquila que as acusações feitas e os print’s não são verdadeiros”.

Ainda no documento, o vereador afirma que "espera que esse ato criminoso seja apenas da mulher, que responderá por ato leviano e criminoso, e espera que não tenha qualquer participação política de pessoas de Cruz das Almas, inclusive adversários políticos, para macular a sua imagem e obter proveito sobre a sua honra".

Por fim, o edil afirma "que já tomou as providencias jurídicas, bem como se colocou à disposição da autoridade policial para prestar as declarações necessárias, inclusive para que seu celular seja periciado".

Confira a nota na íntegra

"O vereador Ricardo Pinheiro se manifestou, no ultimo 14 de agosto de 2023, na tribuna da Sessão da Câmara de Vereadores, à respeito da divulgação de print`s de uma suposta conversa com uma mulher de Muriaé-MG, que se identifica como Vanessa Novaes. O prefeito de Cruz das Almas-BA, Ednaldo Ribeiro, após ser procurado pela mulher no dia 10 de agosto, registrou boletim de ocorrência em 12 de agosto, acusando o vereador de tentar subornar a mulher para denunciá-lo por estupro.

O vereador diz que foi surpreendido com sua foto estampada nos blogs e redes sociais, sendo acusado de oferecer dinheiro à mulher para acusar o prefeito por crime sexual. Os print’s da suposta conversa que o prefeito Ednaldo Ribeiro alega ter recebido, encontram-se estampados nos blogs e redes sociais, além do mesmo ter dado entrevista a rádios locais. O vereador diz que, apesar do prefeito não ter o consultado antes de fazer tais acusações “se solidariza com o gestor que pode ter sido vítima de uma tentativa de golpe, assim como ele, pois tem a consciência tranquila que as acusações feitas e os print’s não são verdadeiros”. Espera que esse ato criminoso seja apenas da mulher, que responderá por ato leviano e criminoso, e espera que não tenha qualquer participação política de pessoas de Cruz das Almas, inclusive adversários políticos, para macular a sua imagem e obter proveito sobre a sua honra. Registra que já tomou as providencias jurídicas, bem como se colocou à disposição da autoridade policial para prestar as declarações necessárias, inclusive para que seu celular seja periciado. Além disso, buscará que a acusadora apresente a conversa de modo encaminhado na íntegra, com prova de que foi do número de WhatsApp do vereador e do seu Instagram, e não apenas print’s e um vídeo feito da suposta conversa entre a mulher e ele.

O advogado Vagner Reis Santana, que atua no caso na defesa do vereador, disse que já identificou fortes indícios de fraude nos print`s publicados e que providências foram tomadas a fim de obter essa confirmação, através de acesso a novos documentos das conversas compartilhadas entre a mulher e o prefeito. Afirma ainda que, a mulher terá de provar todo o teor da entrevista dada ao programa de rádio, além de encaminhar toda a conversa que alega ter tido, ao invés de enviar apenas fotos e vídeos do print da conversa que alega ter tido com o vereador. O mesmo afirma que, quem acusa deve preservar os dados e as provas, e não apenas printar fotos de um celular e enviar, deve exportar a conversa do Whatsapp e enviar por completo.

O vereador reafirmou sua inocência, e diz estar vivendo dias horríveis diante do tamanho do ato de covardia a que está sendo submetido, e que não sabe como pessoas perversas e mesquinhas conseguem dormir após esse ato criminoso. Aproveitou ainda para agradecer as diversas mensagens de apoio e solidariedade dos amigos e eleitores que acreditam em sua idoneidade moral.

Cruz das Almas-BA, 16 de agosto de 2023"

O que diz a defesa

Em contato telefônico com a defesa do vereador Ricardo Pinheiro, foi informado ao BNews que a situação já ganhou um novo capitulo. Segundo a defesa, o número do telefone não existe mais e foi cancelado imediatamente, bem como a redes sociais da Vanessa Novaes.

A defesa ainda afirma que os prints enviados pelo prefeito Ednaldo Ribeiro, que mostram as redes sociais do edil, demonstram indícios de fraude, uma vez que os endereços das redes sociais são diferentes, sendo uma oficial do vereador e a outra uma conta falsa.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (16):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp