Política

Vereadora de Salvador cobra explicações da Prefeitura por projeto de mobilidade; saiba qual

Paulo M. Azevedo/BNews
Ofício à Prefeitura foi enviado por vereadora de Salvador nesta sexta-feira (17)  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 17/03/2023, às 15h28   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Uma vereadora de Salvador cobrou explicações da Prefeitura, nesta sexta-feira (17), por conta de um Projeto de mobilidade que está em estudo pela gestão municipal: um túnel subterrâneo de 960 metros de extensão para pedestres, ligando o Campo da Pólvora ao bairro do Comércio.

A edil Marta Rodrigues (PT), que faz parte da Comissão de  Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara de Salvador, enviou um ofício (20/2023) à Prefeitura no qual pede, com base na Lei da Transparência, dados e informações sobre o túnel que terá um investimento de R$ 300 milhões, segundo  o executivo municipal.

No documento, a petista questiona não apenas a viabilidade do projeto e possíveis prioridades da cidade, mas estudos técnicos, elaborados por profissionais e especialistas da engenharia, da arquitetura e da mobilidade urbana, que garantam a funcionalidade e a serventia efetiva do equipamento para a população de Salvador.

“São 300 milhões que serão gastos numa obra que até então só gera dúvidas e críticas nas pessoas, inclusive em especialistas, que liga o que até onde? Tem número suficientes de pedestres para ter funcionalidade?  Salvador precisa disso? É mobilidade mesmo para as pessoas? Não tem outras prioridades para investir este valor? Por isso estamos cobrando mais informações sobre essa obra”, questiona a parlamentar.

Ainda de acordo com ela, irmã do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o prefeito Bruno Reis (União) anunciou que o valor vem de um financiamento que foi aprovado pela Câmara. No entanto, conforme a petista, a obra não estava especificada.

“Foram 2 PLEs para autorizar a prefeitura a tomar empréstimo na operação de crédito que chegou à Casa, dizendo que eram obras pra mobilidade, sem dizer quais. E isso foi alvo de questionamento da oposição a falta de transparência. Agora, a gente recebe a notícia de um túnel, algo que parece não condizer com a necessidade e demanda da cidade”, afirmou Marta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp