Política

Vereadores de cidade baiana aprovam reajuste de R$ 0,46 para os professores

Reprodução// Site da prefeitura de Dias D'ávila
Ficou previsto que os aumentos salariais dos professores entrarão em vigor a partir de dezembro  |   Bnews - Divulgação Reprodução// Site da prefeitura de Dias D'ávila

Publicado em 17/04/2024, às 14h28   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

O aumento salarial proposto para os professores municipais em Dias D'ávila, região metropolitana de Salvador, no valor de R$0,46, gerou surpresa e descontentamento entre os moradores locais. A proposta de reajuste, aprovada pela câmara municipal por meio de um projeto de lei, não envolve negociações com o sindicato que representa a categoria, o que gerou críticas por parte dos professores.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Durante a sessão realizada recentemente, no último dia 5, ficou previsto que o aumento salarial dos professores entrará em vigor a partir de dezembro. Os profissionais recebem o piso nacional de quatro mil quinhentos e oitenta reais, mas o que chama a atenção é o fato de que os vereadores do município recebem mais que o dobro desse valor, totalizando dez mil e cem reais por mês.

Dias D'ávila, com uma população de aproximadamente 71 mil habitantes, conta com 413 professores na rede municipal. O salário desses profissionais estava congelado desde o ano de 2020, de acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia. A disparidade salarial entre os professores e os vereadores tem gerado debates e críticas na comunidade local.

A prefeitura de Dias D'ávila afirmou que a alteração no valor do salário dos professores não se trata de um reajuste salarial, mas sim de um "ajuste na tabela para adequação ao piso nacional", de acordo com informações do portal G1. 

"Dentro de cada nível existem as letras de A a J, que são os enquadramentos por tempo de serviço. O profissional avança a cada 3 anos e há um reajuste automático de 3% sobre os seus vencimentos. Ao aplicar o ajuste, aconteceu de ter, apenas no nível 1 (letra A), reajuste de 0,46 no salário-base", diz um trecho da nota. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp