Política

Vereadores divergem opiniões sobre projetos polêmicos aprovados na Câmara de Salvador

Divulgação/CMS/Diretoria de Comunicação
Projetos polêmicos foram aprovados na Câmara sob muitos protestos e divergências entre os vereadores  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CMS/Diretoria de Comunicação
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 21/12/2023, às 05h50


FacebookTwitterWhatsApp

A 90ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador foi marcada por muitos protestos, confusões e polêmicas. Na última atividade dos vereadores da capital baiana deste ano, dois projetos polêmicos foram aprovados: a alteração da Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação de Solo (LOUOS) e a desafetação de áreas urbanas da cidade.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O BNews acompanhou toda sessão e conversou com dois vereadores: Laina Crisóstomo (PSOL), que representa a oposição; e Cláudio Tinoco (União), da situação. Ambos possuem opiniões divergentes quanto aos polêmicos projetos aprovados na CMS nesta quarta-feira (20). Os pontos principais apontados pelos dois lados foram a questão ambiental e o desenvolvimento econômico de Salvador.

A gente avalia que a desafetação foi um projeto muito doloroso, na verdade, foram três projetos desde ontem (19). [...] Acho que o debate sobre o direito à cidade é tentar garantir que as pessoas verdadeiramente tenham direitos, tenham acessos, mas tenham possibilidades. A gente já votou para o projeto de desafetação sem nenhum tipo de responsabilidade, porque a prefeitura não manda nem sequer relatório de impacto, nem informações suficientes pra gente fazer o debate real", lamenta Laina.

Por outro lado, Cláudio Tinoco comemora as aprovações e afirma que a vitória é dos vereadores da Câmara Municipal.

Isso mostra a força da Câmara Municipal. Nós recebemos os projetos no mês de novembro, ou seja, cerca de um mês atrás, houve debates, ocorreram audiências públicas, inclusive nas Ilhas de Salvador. [...] É claro que são projetos aprovados no dia de hoje que visam o desenvolvimento econômico da cidade de Salvador. A geração de emprego, oportunidade de negócios. Salvador não tem nenhuma indústria instalada que não seja o turismo, o comércio, e serviços. Então, a gente precisa dinamizar a economia da cidade", celebra o edil filiado ao União Brasil.

No total, o projeto de desafetação dispõe da venda de 44 terrenos, sendo 17 áreas verdes em Salvador. Agora, os projetos aprovados seguem para sanção do prefeito Bruno Reis (União).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp