Política
O senador Flávio Bolsonaro (PL), derrotado no segundo turno das eleições presidenciais, confirmou que vai recorrer à Justiça Eleitoral para tentar anular o resultado do pleito e pedir a cassação da chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reeleito para seu quarto mandato à frente do Palácio do Planalto. A declaração foi feita nesta segunda-feira (26), um dia após a confirmação da vitória petista.
Flávio afirmou que não reconhece o resultado da eleição e prometeu acionar o departamento jurídico para contestar o processo eleitoral. Lula venceu a disputa com 51,79% dos votos, enquanto o candidato do PL obteve 48,21%, em uma eleição marcada por uma disputa acirrada.
“É impossível reconhecer esse resultado”, declarou o senador, ao criticar decisões tomadas durante o processo eleitoral. Entre os pontos questionados por ele está a decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de prorrogar em duas horas o horário de encerramento da votação.
O candidato derrotado também afirmou que pretende pedir a anulação das eleições. Até o momento, porém, não foram apresentados, no material divulgado, elementos que comprovem irregularidades capazes de justificar a cassação da chapa vencedora.
Flávio Bolsonaro diz que foi intimado a entregar passaportes
Além da ofensiva jurídica contra o resultado eleitoral, Flávio relatou que foi intimado a entregar seus passaportes após visitar o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira.
Segundo o senador, agentes da Polícia Federal estavam nas proximidades da residência do ex-presidente quando ele recebeu a intimação. A determinação do ministro Alexandre de Moraes prevê a entrega de passaportes de outras nacionalidades e o cancelamento dos documentos brasileiros de Flávio, incluindo o diplomático.
A decisão foi tomada no âmbito de uma investigação por lavagem de dinheiro que envolve o senador e o advogado Willer Tomaz.
Flávio negou que pretendesse deixar o Brasil e atribuiu a medida a uma tentativa de intimidação. Ele afirmou que vai cumprir a determinação judicial, mas que pretende contestá-la.
“Eu vou entregar os meus passaportes e vou me defender dessa aberração, que é uma clara tentativa de me intimidar, mas ninguém vai me calar”, declarou.
TSE confirma vitória de Lula
A vitória de Lula foi confirmada pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de domingo (25), quando a apuração já havia alcançado 97% das urnas. Naquele momento, o petista tinha 51,74% dos votos válidos, contra 48,26% de Flávio Bolsonaro.
Após a confirmação do resultado, o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, indicado ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, declarou ter “absoluta segurança de todo o processo eleitoral”.
Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar e cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão, conforme a informação apresentada no caso relacionado à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Ver esse post no Instagram
Classificação Indicativa: Livre
Qualidade JBL
iPhone barato
Lançamento
som poderoso
Super desconto