Política

Vídeo: Conheça a Barbie trans, que virou alvo de audiência pública na Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução/Mattel
Barbie trans é homenagem à atriz Laverne Cox, que atuou na série Orange Is The New Black  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Mattel

Publicado em 02/06/2022, às 09h30 - Atualizado às 09h31   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Atriz trans e ativista dos direitos LGBTQIA+, Laverne Cox foi a inspiração para que a Mattel lance a primeira Barbie trans da história. O lançamento veio às vésperas do aniversário de 50 anos da artista, completados no último dia 29 de maio

"Sonho há anos em trabalhar com a Barbie. Mal posso esperar para que os fãs encontrem minha boneca nas lojas e tenham a oportunidade de ter um item de uma pessoa trans em sua coleção", disse a atriz no lançamento.

Além de ser a primeira mulher trans a inspirar uma boneca Barbie, Laverne Cox também foi a primeira transexual a ser indicada ao Emmy por melhor atuação de atriz convidada em uma série pela atuação em Orange Is The New Black.

Leia mais

A história não comoveu a ala bolsonarista da Câmara dos Deputados brasileira. Muito pelo contrário: gerou revolta. E virou alvo de uma audiência pública na Casa, protocolada pelo deputado federal carioca Otoni de Paula (MDB), alegando que o brinquedo "servirá para confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros". A audiência foi aprovada.

O deputado, na justificativa, afirmou que a boneca viria com “órgão sexual masculino”. Porém o brinquedo não possui detalhes que remetam a genitálias.

O parlamentar ainda solicitou a convocação de um representante da Mattel, produtora do brinquedo, e um membro do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, pasta liderada por Cristiane Britto após Damares Alves deixar o posto para ser candidata ao Senado.

O brinquedo começará a ser vendido no Brasil neste mês de junho. A boneca trans acompanha o foco em diversidade que a Mattel tem apresentado em suas coleções. Entre as novidades, também está a Barbie com aparelho auditivo e o boneco Ken com vitiligo. "A Barbie sabe que representatividade é importante e está empenhada em continuar aumentando a diversidade em todas as suas coleções”, afirmou a empresa em nota.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp