Política

VÍDEO: Militar reformado preso em operação da PF recebeu "afago" de Bolsonaro em 2022

Reprodução/Redes Sociais
Ailton Gonçalves Moraes Barros, militar reformado, foi candidato a deputado estadual pelo PL  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 04/05/2023, às 17h55   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos presos na Operação Venire, o militar reformado Ailton Gonçalves Moraes Barros, recebeu um "afago" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante as eleições de 2022, quando ele, também advogado, concorreu a deputado estadual pelo PL no Rio de Janeiro.

Às vésperas do primeiro turno, de acordo com O Globo, Ailton divulgou um áudio enviado por Bolsonaro no qual o então presidente se referia a ele de forma carinhosa, citando um relacionamento de longa data entre ambos. Em sua passagem pelo Exército, Ailton esteve lotado no 8º Grupo de Artilharia de Campanha Paraquedista, em Deodoro, onde Bolsonaro atuou na década de 1980.

"Ailton, você sabe, você é um velho colega meu, paraquedista. Tu é meu segundo irmão, né? Primeiro é o Hélio Negão, depois é você. Tu sabe do carinho que tenho contigo, da nossa amizade", diz Bolsonaro no áudio (confira vídeo abaixo com o trecho em questão).

Segundo a investigação da Polícia Federal (PF), que deflagrou a operação, Barros foi acionado pelo então ajudante de ordens da Presidência da República, Mauro Cid, em novembro de 2021.

O pedido era pra que ele obtivesse um comprovante de vacinação fraudulento em nome da esposa, Gabriela Santiago Ribeiro Cid. O militar reformado comunicou a Cid ter conseguido o documento por intermédio de um ex-vereador do Rio, Marcello Siciliano.

No mesmo dia em que Ailton comunicou o sucesso da empreitada a Cid, a PF identificou que foram registradas, no sistema do Ministério da Saúde, a aplicação em Gabriela de duas doses de vacina para Covid-19.

O registro fraudulento indicava que as aplicações teriam ocorrido em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, em agosto e outubro de 2021. A PF apontou, através de dados telemáticos de Gabriela, que ela não esteve em Duque de Caxias nessas datas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp