Política

PF investiga se Bolsonaro entrou nos EUA com cartão de vacinação falsificado

Divulgação
O próprio ex-presidente Bolsonaro teria usado desse esquema para dizer que ele e familiares estariam vacinados  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 04/05/2023, às 17h35


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal investiga se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu entrada nos Estados Unidos com atestado de vacina falsificado. A declaração do diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, foi dada durante coletiva na tarde desta quinta-feira (4).

Mandados de prisão e apreensão também foram cumpridos em uma operação que investiga esquema irregular de inserção de dados de vacinação no sistema do Ministério da Saúde.

O próprio ex-presidente Bolsonaro teria usado desse esquema para dizer que ele e familiares estariam vacinados. No entanto, desde o início da investigação, o ex-presidente nega as acusações.

ConecteSUS - A investigação da PF que apura a suposta inserção de dados falsos de vacinação contra Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde também encontrou, no ConecteSUS do ex-presidente Bolsonaro, um registro de dose única da Janssen, que teria sido aplicada em São Paulo.

Além das duas doses da Pfizer supostamente aplicadas em Duque de Caxias (RJ), onde a PF investiga o funcionamento de uma organização criminosa composta por funcionários da prefeitura e servidores do município, o sistema do Ministério da Saúde apontou o registro de uma dose aplicada no presidente em 19 de julho de 2021.

A vacinação teria sido feita na UBS Parque Peruche, na zona norte da capital paulista. Depois da inserção dos dados fraudulentos, a conta de Bolsonaro no ConecteSUS emitiu comprovantes de vacinação outras quatro vezes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp