Política

VÍDEO: Paciente do novo PAC de saúde faz relato emocionante sobre descoberta de câncer e agradece a Lula: “Sou um milagre”

Reprodução//Vídeo
A paciente relatou a impotância do novo PAC em seu tratamento de cancêr  |   Bnews - Divulgação Reprodução//Vídeo

Publicado em 07/03/2024, às 15h35 - Atualizado às 15h40   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), juntamente com o ministro da Casa Civil, Rui Costa e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participaram da Cerimônia de Divulgação dos Resultados do Novo PAC Seleções para Saúde, Educação e Infraestrutura Social, na manhã desta quinta-feira (07) em Brasília, no Distrito Federal. 

Uma das beneficiárias do PAC, Marinalva Maria dos Santos, paciente da Policlínica Regional de Saúde em Guanambi, município da Bahia, relatou sua experiência com o projeto, desde a descoberta de um câncer, até seu tratamento. 

“Estou aqui muito feliz, para agradecer o Ministro Rui Costa,por implantar a policlínica na Bahia, no interior e também ao Governador Jerônimo por ele dá continuidade, porque por isso eu, aqui estou viva. Porque não era para eu estar aqui hoje, porque eu tive um câncer, bastante agressivo e não tinha condições de pagar 1000 reais, 800 reais por uma biópsia”, disse. 

Ela ainda contou sobre a importância da policlínica em todo seu processo com a doença e agradeceu pelo apoio que recebeu.

“Então, tanto a secretaria de Candiba, quanto a secretaria de Guanambi, através da policlínica, conseguiram muito rápido para mim, menos de um mês, a biópsia, descobri que eu tinha um câncer muito agressivo, grau 4 que poderia me levar a óbito a qualquer hora. Eu com dois filhos menores, mãe solteira, seria muito difícil. E foi difícil para mim saber que eu poderia a qualquer hora poderia vir a óbito deixando dois filhos sem mãe e sem pai. Mas graças a Deus e a policlínica e os fundadores, quem acolheu, levou para a Bahia, eu estou aqui e só posso agradecer a Deus por tudo e a todos”. 

Marinalva ainda contou que fez o tratamento do câncer no auge da pandemia, onde não conseguiu ter o apoio de parentes e precisou fazer tudo sozinha.

“A equipe me tratou com muito amor e carinho. Eu estava sozinha, no auge da pandemia, não sabia o que fazer, meus parentes não podiam me ajudar, fui tomar todas as quimioterapias sozinha, fiz todo meu processo de quimioterapia sozinha. Foram 28 quimioterapias, 25 radios, meu cabelo caiu, eu não liguei, e era viver ou morrer. Até a cirurgia eu tive que ir só, porque nesse tempo era o auge da pandemia, as pessoas não podiam ir comigo e tinham medo de morrer. Fiz meu tratamento em 2020, descobri em 2019. Então como eu tinha dois filhos, eu tive que optar por viver e hoje eu estou aqui. Sou um milagre, só tenho que agradecer.

Por fim, a paciente agradeceu a Lula pelo apoio ao Nordeste.

“Obrigada ao presidente Lula, por você cuidar tão bem de nós, nordestinos, porque as pessoas que tem condições, que tem vários hospitais, é fácil, mas para gente que não tem condições financeiras, não pode pagar um tratamento desses, só temos que agradecer”, finalizou.

Assista: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp