Política

VLT: Governo da Bahia tem concorrência de PE e RJ em disputa por vagões do Mato Grosso

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Governo da Bahia negocia junto ao TCU a compra dos vagões do VLT do Mato Grosso  |   Bnews - Divulgação Mayke Toscano / Gcom-MT
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

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Publicado em 21/09/2023, às 19h28


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A Bahia está negociando em um grupo de trabalho do TCU (Tribunal de Contas da União) a compra dos vagões remanescentes do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Mato Grosso, que ligaria os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, mas que nunca ficou pronto. O equipamento, adquirido em 2012, chegou ao Brasil em 2013 e nunca foi utilizado.

Inicialmente, a Bahia era a única interessada na compra dos vagões, mantidos em bom estado de conservação no Mato Grosso. Entretanto, nas últimas semanas, o governo baiano ganhou a companhia do Rio de Janeiro e de Pernambuco, também interessados em adquirir o equipamento de transporte.

Com o grupo de trabalho, o TCU pretende encontrar uma solução consensual para o caso do VLT do Mato Grosso, planejado para ser entregue em 2014, visando atender à realização da Copa do Mundo de Futebol Masculino. Porém, passados mais de 10 anos, o projeto nunca ficou pronto, o que motivou o governo mato-grossense a abandonar a ideia e apostar no BRT para realizar o mesmo trajeto.

Tanto o governo do Mato Grosso quanto a concessionária que iria gerir o VLT Cuiabá-Várzea Grande estão interessados em reaver o dinheiro que investiram na compra e na manutenção dos vagões. A intenção do TCU é fazer com que o ente federativo não perca dinheiro, garantindo que outros estados interessados possam fazer propostas justas pelo equipamento.

Após o cancelamento do contrato com o consórcio chinês Skyrail para a construção do VLT do Subúrbio, o governo da Bahia agora corre para lançar uma nova licitação, visando entregar um modal de transporte que atenda à região mais pobre da cidade. Os vagões do Mato Grosso surgiram, então, como uma oportunidade de gastar menos na compra do equipamento.

Na avaliação da Sedur, os 280 vagões mato-grossenses cairiam como uma luva para o projeto. Todavia, o Rio de Janeiro, que deseja expandir suas linhas de VLT; e Pernambuco, que está com o seu modal sem funcionar devido à falta de manutenção dos equipamentos, apareceram para rivalizar com o governo da Bahia, dando uma segurada no ímpeto da administração de Jerônimo Rodrigues (PT).

Inicialmente, a ideia do governo da Bahia era lançar o edital do novo VLT de Salvador no dia 1º de setembro. Mas, no aguardo dos últimos estudos e de uma definição no TCU, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) passou a trabalhar com o dia 31 de outubro como prazo limite.

O projeto, que antes ligava a Ilha de São João ao Comércio, agora deve unir Paripe à Calçada em um de seus eixos. Ao mesmo tempo, em um outro trecho, também deve atravessar o corredor transversal que compreende a Estrada do Derba, a Avenida 29 de Março e a Avenida Orlando Gomes, ligando o Subúrbio Ferroviário a Piatã, na Orla Atlântica da capital baiana.

A Bahia está sendo representada no grupo de trabalho do TCU pela Casa Civil estadual, comandada pelo secretário Afonso Florence (PT).

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