Política

“Vou apoiar o candidato de Arthur Lira”, garante Léo Prates sobre presidência na Câmara

Domingos Junior / Bnews
Léo Prates ainda ressaltou a lealdade ao atual comandante da Casa  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior / Bnews

Publicado em 18/03/2024, às 10h16   Daniel Serrano e Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Com baianos na disputa pela presidência da Câmara, Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (UB), o deputado federal Léo Prates (PDT) demonstrou lealdade ao atual comandante da Casa Legislativa, Arthur Lira (PP) e disse que vai apoiar o candidato que o pepista indicar. 

"Eu sou amigo do deputado Marcos Pereira, do deputado Isnaldo Bulhões, do deputado Antônio Brito. Mas eu, por coerência, por gratidão, minha preferência é o Elmar. Mas eu vou dizer com muita clareza o que já disse, inclusive, ao Elmar, que já externei a ele minha preferência: meu candidato é o candidato de Artur Lira, que foi a pessoa que me abraçou esse ano, por exemplo, me indicandpo para a Comissão Mista de Orçamento, na semana passada. Por gratidão, eu tenho que votar com o candidato de Artur Lira. O que o presidente Artur Lira abraçar, eu vou abraçar junto", disse.

A escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados ocorre apenas em fevereiro de 2025, mas os pré-candidatos já estão se mobilizando para viabilizar os seus nomes. Apesar disso, já existem nomes "favoritos" para suceder o atual gestor da "Casa Baixa".

Para ser eleito, o futuro presidente da "Casa Baixa" precisará alcançar a maioria absoluta dos votos. Caso isso não aconteça, haverá um segundo turno, onde o candidato vencerá se alcançar a maioria simples dos votos. O eleito, para além de gerir e liderar a Câmara, poderá tomar decisões sobre a pauta legislativa. Outro "poder" que terá será o de comandar o Brasil interinamente em caso de ausência de Lula e Geraldo Alckmin (PSB), presidente e vice-presidente do país, respectivamente. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp