Política

Wilson Andrade destaca avanço de pequenos produtores no mercado da madeira na Bahia durante posse da nova diretoria da ABAF

Yuri/BNews
Wilson Andrade revela crescimento significativo na participação de pequenos empresários na cadeia produtiva de madeira  |   Bnews - Divulgação Yuri/BNews
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 19/06/2026, às 09h05 - Atualizado às 09h26



A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) realizou, na manhã desta quinta-feira (19), a cerimônia de posse dos Conselhos Diretor e Fiscal para o biênio 2026-2028. O evento aconteceu no espaço The Latvian, na Bahia Marina, em Salvador, e marcou o início da gestão do novo presidente do Conselho Diretor, Fernando Branco.

Durante a solenidade, o diretor-executivo da ABAF, Wilson Andrade, destacou os avanços do setor florestal na Bahia e ressaltou um dos principais desafios da entidade: ampliar a participação de pequenos e médios produtores na cadeia produtiva da madeira.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Em entrevista ao BNews, Andrade afirmou que esse movimento é uma das frentes que mais motivam o trabalho da associação.

“É trabalhar para que os pequenos e médios produtores façam parte dessa importante cadeia produtiva da madeira na Bahia e no Brasil. Desde que chegamos, começamos esse trabalho, facilitando o entendimento e a comunicação com esse produtor, que muitas vezes já atua com outras atividades, como mel, pecuária ou café, mas pode, em consórcio com essas produções, também plantar madeira”, explicou.

Segundo o diretor-executivo, o setor registrou crescimento médio de 10% ao ano na última década. Ele destacou ainda que o avanço mais expressivo ocorreu nos últimos dois anos, quando houve um aumento de 50% na participação de pequenos empresários no segmento.

“Isso é muito positivo. Se eles estão vindo, é porque dá resultado, porque é uma atividade que funciona e pode despertar o interesse de outros produtores em toda a Bahia”, afirmou.

Expansão e diálogo com instituições

Wilson Andrade também ressaltou a atuação da ABAF junto a diferentes entidades e órgãos públicos, destacando a participação da associação em debates relacionados ao futuro da economia, legislação, licenciamento ambiental e desafios enfrentados pelo setor.

“Nós somos uma das entidades que mais participa de associações na Bahia. Estamos presentes em 45 fóruns diferentes, discutindo o futuro da economia, a legislação, o licenciamento ambiental e as dificuldades que o setor enfrenta e supera a cada momento”, afirmou.

De acordo com Andrade, esse trabalho ocorre em parceria com diferentes instâncias governamentais. “Tudo isso é feito em harmonia, em parceria com o governo do Estado e o governo federal”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)