Política

Zanin dá voto polêmico em ação de indígenas contra violência policial; confira

Ricardo Stuckert/PT
Os ministros do STF analisam a violência policial sofrida por indígenas no Mato Grosso do Sul  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PT
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 26/08/2023, às 17h51


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, votou contra o reconhecimento de uma ação sobre a violência policial sofrida por indígenas no Estado do Mato Grosso do Sul. No entanto, a maioria dos outros membros da Corte aceitou a denúncia, que vai ser pautada.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Polícia Militar (PM) vem sendo usada pelo governo estadual e de empresários da região para “violar direitos fundamentais dos povos indígenas Guarani e Kaiowá de modo sistemático”.

O STF vai analisar a solicitação da entidade contra decisão do ministro Gilmar Mendes, que negou o provimento da ação. O entendimento foi acompanhado pelos ministros André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Cristiano Zanin. No entanto, por 7 votos a 4, a ação foi aceita pelo STF. O julgamento foi finalizado na sexta-feira (25).

A Apib solicita que o estado do Mato Grosso do Sul elabore um plano contra as violações de direitos humanos dos povos indígenas pelas forças de segurança.

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Zanin vem sendo alvo de críticas por parte da esquerda depois dos votos com posicionamentos considerados conservadores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp