Política

Zema abre o jogo sobre a PEC da escala 6x1: 'Temos coisas mais importantes'

Pedro Gontijo / Imprensa MG
Romeu Zema é atualmente o governador de Minas Gerais  |   Bnews - Divulgação Pedro Gontijo / Imprensa MG

Publicado em 12/11/2024, às 19h48   Luana Neiva



O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) revelou ser contrário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a 6x1, durante entrevista à rádio Itatiaia nesta terça-feira (12). A informação é do O Globo.

"O Brasil é um dos países que mais regulamenta essa relação e, na minha opinião, isso deveria ficar a cargo da empresa e seu trabalhador. Se alguém for contratado para folgar duas vezes por semana, se isso foi pontuado entre as partes, ótimo. Se foi pactuado para folgar uma vez por semana e ambas as partes concordaram, ótimo", disse Zema.


Zema ainda ressaltou que a discussão é perda de tempo e que a relação entre trabalhador e empregado 'deveria ser tratada como um casamento'.

"E você deveria ter nesses contratos, na minha opinião, caso a caso. E no Brasil nós ficamos aí perdendo tempo, envolvendo o Congresso em coisas que eu considero dispensáveis. Temos coisa muito mais importante para fazer que é fazer uma reforma administrativa para o estado custar menos e nós reduzirmos impostos", afirmou ele.


A extinção da jornada 6x1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, a ideia seria a redução da carga de trabalho semanal para 36 horas. Além disso, a ideia seria que os funcionários trabalhem quatro dias na semana e tenham três dias de descanso, substituindo o 6x1 por 4x3.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp