Cidades

Praia de Piatã e de Vilas do Atlântico são atingidas por mancha de óleo, diz Inema

Divulgação / Inema
Chega a 19 o número de praias contaminadas no estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Inema

Publicado em 11/10/2019, às 08h10   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

A praia de Piatã, em Salvador, e uma praia de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana da capital baiana, também foram atingidas pela mancha de óleo encontrada em outras localidades da Bahia. A informação foi confirmada ao BNews pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na manhã desta sexta-feira (11).

Segundo o órgão estadual, chega a 19 o número de praias contaminadas no estado: Salvador (Piatã), Lauro de Freitas (Vilas do Atlântico), Camaçari (Arembepe, Guarajuba, Itacimirim e Jauá), Mata de São João (Praia do Forte), Entre Rios (Subaúma, Porto de Sauípe, Costa do Sauípe, Massarandupió), Esplanada (Baixio e Mamucabo), Conde (Barra da Siribinha, Barra do Itariri, Sítio do Conde e Poças) e Jandaíra (Coqueiro e Mangue Seco).

Apesar do órgão confirmar a informação, a prefeitura de Lauro de Freitas, informou, na quinta-feira (10), que as praias de Buraquinho, Vilas do Atlântico e Ipitanga estão limpas. Técnicos foram enviados aos locais após a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH) receber denúncias de frequentadores e trabalhadores da praia de Vilas do Atlântico de que a mancha de óleo que atingiu algumas localidades na Bahia também havia aparecido na região. Ainda segundo a prefeitura, o Rio Sapato também foi inspecionado e não há indícios de manchas.

De acordo com a oceanógrafa da Semarh, Marina Motta, o vestígio encontrado por banhista, em Lauro, possivelmente, veio através da ação de correntes, marés e ventos. “Percorremos as três praias do município e alguns pontos do Rio Sapato e até o momento não encontramos nenhuma mancha. O vestígio encontrado é um sinal de que as pelotas sólidas podem chegar, mas até o momento as praias estão limpas”, relatou.

Nesta sexta-feira (11), técnicos das prefeituras dos municípios do litoral baiano atingidos pelas manchas de óleo participam de reunião convocada por órgão ambientais do Estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp